Perda Auditiva

Perda Auditiva

Pode ser complicado reconhecer a necessidade de um aparelho auditivo, devido ao fato da maioria das perdas auditivas se desenvolverem gradualmente, é comum não reconhecê-las. Gradualmente, o som do chilrear dos pássaros ou do farfalhar das folhas desaparece sem ao mesmo notar. Muitas pessoas não tomam ciência do problema até que ele comece a afetar o reconhecimento da fala e a comunicação.

A perda auditiva consiste em uma redução ou perda total da audição. Os sintomas, causas, tipos e graus da perda auditiva podem ser inúmeros.

Senior man with hearing problems

Sintomas:

1

Dificuldade para escutar e entender as conversas em reuniões familiares, salas de concertos, teatros, local de trabalho etc;

Saiba mais
2

Dificuldade para escutar e entender os programas na televisão (jornais, novelas e filmes) e/ou telefone.

Saiba mais
3

As pessoas que apresentam perda auditiva, geralmente desenvolvem formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis, por exemplo: pedir aos outros que repitam as falas; virar a cabeça para o lado, direcionando-a para os sons ou para quem está falando; elevar o volume da TV, rádio ou equipamento de som; evitar reuniões sociais; fingir entender a mensagem recebida.

Saiba mais

Quanto mais rápido você tomar atitudes para tratar a sua perda auditiva, mais fácil será o seu processo. A capacidade de ouvir está em nossos cérebros; quanto mais tempo ele estiver privado de sons, mais difícil será ensiná-lo a ouvi-los novamente. O uso de aparelhos auditivos pode prevenir ou reduzir esse efeito negativo.

Causas

Orelha Externa

As causas mais típicas são excesso ou acúmulo de cerúmen e infecções no canal auditivo externo. Muitos dos problemas de orelha externa podem ser resolvidos ou minimizados com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.
Saiba mais

Orelha Média

Alterações mais comuns: perfuração timpânica, infecção ou líquido na orelha média e otosclerose (calcificação ao redor do estribo). Muitos dos problemas de orelha média podem ser resolvidos ou minimizados com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Saiba mais

Orelha Interna

A maioria dos problemas de audição resultam de lesões das estruturas da orelha interna. As causas mais comuns são processo de envelhecimento, exposição excessiva ao ruído, uso de medicamentos tóxicos para o sistema auditivo, traumas, dentre outros. Lesões na orelha interna podem ser compensadas pelo uso do aparelho auditivo.

Saiba mais

Graus de Perda Auditiva

Há uma ampla variedade de graus de perda auditiva, podendo ser considerada leve, moderada, severa e profunda.

Perda Auditiva de grau leve

Perda Auditiva de grau moderado

Perda Auditiva de grau severo

Doctor inserting hearing aid in senior patient ear
Young couple smiling at each other, happy to hear doctor's news

Como Detectar a Perda Auditiva

Se há suspeita de perda auditiva, deve-se fazer uma consulta com um médico otorrinolaringologista, que fará a avaliação e solicitará alguns exames, dentre eles a audiometria.

A audiometria é um exame indolor realizado pelo fonoaudiólogo e consiste basicamente na definição do menor limiar de audibilidade individual em diferentes frequências sonoras, através de um audiograma, além do reconhecimento de fala. O profissional utiliza os dados colhidos para determinar o tipo e grau da perda auditiva.

Cuidados na Infância

A audição é fundamental para qualquer criança principalmente por estar ligada ao desenvolvimento da fala e da linguagem. É muito importante observar a reação da criança para som. Se a criança não reage a todos os sons, não responde quando é chamada, fala muito alto, aumenta muito o som da televisão, tem dificuldade de aprendizado e demonstra falta de atenção, é importante procurar um profissional de saúde auditiva.

Hoje existem sofisticados exames para detecção precoce da perda auditiva, que podem ser feitos na própria maternidade como a Triagem Auditiva Neonatal ou, popularmente conhecido, teste da orelhinha. Caso não tenha sido feito, procure um profissional da saúde auditiva.

Hearing Test
Frustrated hipster businessman with smartphone in the city, making a phone call.

Zumbido

O zumbido é um barulho que algumas pessoas percebem no ouvido ou na cabeça, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente. Pode parecer um apito, chiado, cachoeira, cigarra etc. Ele não é uma doença única, mas sim um sintoma provocado por uma ou varias doenças diferentes.

Aproximadamente de 10 a 15% da população sofre de zumbido, mas a maioria dos casos não é tratada. Isso ocorre devido à falta de informações e ao fato de que a maioria das pessoas não tem consciência de quem as poderá entender e ajudar. Embora alguns casos sejam leves, outros requerem algum tratamento específico para superar possíveis efeitos a longo prazo. Esses casos podem variar de transtornos do sono e problemas em manter o foco a estresse ou isolamento da sociedade.

O objetivo do tratamento do zumbido é ajudar você a se focar menos no seu zumbido  e fornecer-lhe alívio.